top of page

Colesterol em crianças

Você sabia que, no Brasil, 1 em cada 4 crianças tem o colesterol desregulado? Entenda melhor sobre este assunto nesta matéria.



Sinal de alerta


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 27% das crianças e adolescentes estão com os índices de colesterol total altos. E quase 20% estão com índices elevados de LDL (colesterol ruim).


Naturalmente, esses dados têm relação direta com o estilo de vida dos jovens atualmente. Além do histórico familiar, obesidade, sedentarismo e o tipo de alimentação são fatores que interferem nessa questão.


Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, e adotar uma dieta saudável (incluindo frutas, verduras e pouca gordura), praticar atividade física e reduzir o tempo de eletrônicos (como celular e vídeo game) são medidas que ajudam a manter as taxas sob controle.


É importante lembrar que níveis desregulados de colesterol contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares, sobretudo se forem associados a outros problemas, como obesidade, hipertensão e diabetes.


bottom of page