top of page

Diferença entre os tipos de colesterol

Basicamente, há dois tipos de colesterol em nosso organismo. Nesta matéria você aprenderá um pouco sobre o tema e entenderá a diferença entre eles.


O que é colesterol?


O colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente em nosso corpo. O seu papel é manter cada célula funcionado devidamente e também ajudar no metabolismo. Por outro lado, o acúmulo dessa substância em nosso sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.


Basicamente, há dois tipos de colesterol. O bom, chamado de HDL (sigla de high-density lipoprotein, lipoproteína de alta densidade em português); e o ruim, que recebe o nome de LDL (Low density lipoprotein, cuja tradução é lipoproteína de baixa densidade).



O HDL e o LDL


O HDL é um colesterol considerado bom para o organismo, que transporta a gordura das artérias para o fígado, onde é eliminada. Por conta disso é considerado benéfico ao coração.


Por outro lado, o LDL é o vilão da história. Ele é formado por proteínas que transportam o colesterol e um pouco de triglicerídeos pelo sangue, para armazená-los e também utilizá-los em processos biossintéticos. Isso facilita o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, levando à formação de placas. Se o corpo tiver muitas dessas moléculas circulando no organismo em busca de tecidos que precisam de colesterol, pode acontecer a aterosclerose - entupimento de artérias que acarreta infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).


Mantendo a saúde em dia


Para manter os níveis de colesterol regulados é aconselhável ter uma alimentação balanceada, com ingestão de peixes, azeite (moderadamente), hortaliças, frutas e evitando alimentos como manteiga, margarina e embutidos.


A prática de atividade física também é excelente para o nosso bem-estar. Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol, diminuindo o LDL e elevando o HDL.


bottom of page