top of page

Como parar de tossir?

Tossir pode ser bem incômodo, sobretudo quando ela dura por vários dias. Entenda por que isso acontece e aprenda a lidar com o problema.



Por que tossimos e como evitar a tosse


A tosse é considerada uma defesa do nosso organismo, ela ocorre principalmente quando partículas ou microrganismos entram nas vias aéreas, causando irritação no sistema respiratório.


A tosse também pode ser causada por infecções respiratórias virais, como o resfriado comum e gripe, bronquite aguda ou crônica, pneumonia, alergias, tabagismo ou doenças como a fibrose cística, tuberculose, câncer de pulmão avançado e embolia pulmonar.


A seguir, algumas dicas que podem aliviar o incômodo causado pela tosse.


1) Use umidificador e mantenha o ambiente arejado: quando o tempo está mais seco, em geral as partículas de poluição aumentam, e neste caso um umidificador pode ajudar a diminuir a tosse. Na tosse causada por estados gripais, manter o ambiente arejado auxilia na respiração adequada.


2) Beba bastante água: a falta de água em quantidade adequada resseca as mucosas e facilita a deposição de partículas no sistema respiratório, o que pode gerar a tosse.


3) Tomar banho também ajuda: o banho morno ou quente auxilia na expectoração de secreções, assim diminuindo a tosse em estados gripais. Como o banho também ajuda a deixar o ambiente mais úmido, acaba facilitando a manutenção da temperatura corporal e reduzindo a produção de muco.


4) Comer bem faz parte: tenha uma alimentação balanceada e faça uso de alguns alimentos específicos. A canela e o cravo, por exemplo, por terem propriedades de ativação do metabolismo, ajudam na imunidade. O mel e o abacaxi são expectorantes naturais e também melhoram o sistema imune. O alho, que possui composto chamado alicina, é capaz de matar algumas bactérias e germes. E tente evitar alimentos que causam refluxo ou café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, condimentos, pimentas, comidas ácidas e bebidas gasosas.


5) Lave o nariz com soro: como o nosso nariz tem a função de filtrar e umidificar o ar que respiramos, quando o muco está presente em excesso, ele atrapalha esta função. Por isso, limpar ou lavar o nariz com soro durante os estados gripais ajuda bastante nessa remoção. Quando você respira melhor, evita que as partículas, que poderiam causar a tosse, cheguem à traqueia, onde causariam um aumento da tosse.


6) Procure ajuda médica: uma tosse persistente não é normal. A ajuda profissional pode fazer toda a diferença.


Comentarios


bottom of page