Saiba tudo sobre a tuberculose

#tuberculose #cuidados #tratamento

Doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobaterium tuberculosis, a tuberculose ainda atinge muitos brasileiros. No corpo, ela se inicia, habitualmente, nos pulmões pela inalação da bactéria e é transmitida pela tosse de gotículas expelidas por uma pessoa doente. A tuberculose pulmonar é uma doença mundial e o Brasil ainda é um dos países que têm mais casos, apesar da longa história de combate a ela.



Como se pega e quais os sintomas?


Pessoas com o sistema imunológico mais frágil têm mais chance de adquirir tuberculose. Aqueles que são mais debilitados por causa de outras doenças, fumantes, pessoas desnutridas ou em condições de higiene não ideais estão mais propensos a serem infectadas.


A tuberculose se manifesta através de tosse crônica, tosse com sangue, febres durante o dia e perda de peso sem motivo aparente.


Como é feito o diagnóstico e qual o tratamento para a tuberculose?


Para o combate à tuberculose, é, primeiro, necessário procurar atendimento médico. O profissional da saúde, após avaliar o paciente, irá solicitar alguns exames para ajudar no diagnóstico. Entre os exames, há o que analisa o escarro do paciente, para ver se há ali presença da bactéria causadora da doença; e a radiografia de tórax, exame de imagem que também auxilia na investigação.


Há também uma técnica da biologia molecular, que identifica a presença do DNA do bacilo no material coletado. Um exemplo é o teste tuberculínico ou PPD. Ele é cutâneo e pode mostrar a reação do bacilo na pele.


No que diz respeito ao tratamento, ele é feito durante 6 meses. Realizado com antibióticos associados durante o tempo citado, dependendo das lesões e da condição física do paciente. O mais importante é alertar sobre o não tratamento, ou a interrupção do mesmo. Isso pode levar à destruição dos pulmões acometidos pela doença e à propagação do mal, já que a pessoa infectada, ao tossir, espalha gotículas contendo a bactéria.