top of page

Dor de cabeça é normal?


As dores de cabeça fazem parte da rotina de muita gente. Até que ponto é normal senti-la? Entenda mais nesta matéria.


Dores de cabeça


Estimativas dizem que 9 a cada 10 pessoas terão episódios de dores de cabeça ao longo da vida. Por conta disso, muitos pacientes não dão a devida atenção ao problema ou, pior, recorrem à automedicação – uma atitude que pode agravar o quadro ao longo do tempo.


A seguir, elencamos algumas situações que envolvem dores de cabeça e que merecem mais atenção.


- Dor que piora gradativamente: uma dor que se manifesta dessa forma pode ser sinal de aneurisma, que é quando uma artéria cerebral se dilata, podendo se romper ou comprimir estruturas vizinhas. É possível viver por anos com um aneurisma, portanto, se a medicação já não faz mais efeito para as dores, levante essa hipótese com o seu médico.


- Dor que ataca de repente: cefaleias súbitas são típicas de um rompimento de aneurisma, que promove o vazamento de sangue no tecido cerebral, podendo causar um AVC. Buscar ajuda imediatamente é de vital importância.


- Perda da força e comprometimento dos movimentos: uma dor que vem acompanhada de dificuldade na fala, paralisia facial, tontura, formigamento nos pés, perda da força e dos movimentos pode indicar que o paciente está sofrendo um AVC (derrame).


- Dor após uma pancada: mesmo que a pessoa se sinta bem após levar uma pancada na cabeça, é importante estar atento aos sinais nas 48 horas seguintes. A batida pode comprimir alguma área do cérebro ou provocar uma hemorragia intracraniana por causa do rompimento de alguma veia local. Isso pode causar dor de cabeça, comprometimento da fala, da visão e dos movimentos.


- Dor e febre: dor de cabeça acompanhada de febre e vômito pode ser sinal de meningite, que é a inflamação de membranas que recobrem o cérebro.


- Dor em paciente com mais de 50 anos: com o passar dos anos, ficamos mais propensos a problemas inflamatórios e autoimunes, que podem se manifestar através de dores de cabeça.


Em todos os casos apontados, é necessária intervenção médica. Faça consultas e exames periodicamente e mantenha uma boa saúde!




댓글


bottom of page