top of page

Com que frequência devemos lavar as roupas?

Você já se perguntou quantas vezes devemos usar a mesma roupa sem lavar? E como isso impacta na saúde? Veja mais na matéria de hoje.



A saúde e as roupas


Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de se lavar roupas constantemente, essa prática é, sim, necessária para evitar a proliferação de bactérias, fungos, ácaros, disseminação de pulgas, piolhos e vírus, ainda mais em dias quentes, quando se trabalha em hospital, ou transita por locais com aglomeração, como metrô, academia e escola.


As doenças mais comuns que podem aparecer devido a roupas não lavadas são escabiose, dermatite atópica, urticária, pediculose e candidíase.


Cada peça de roupa, incluindo as de cama, mesa e banho, tem um limite de uso, que varia de acordo com o tipo de tecido, serventia e estado de higiene da peça. Mas o que é importante analisar é se a peça circulou por locais de alta exposição microbiológica, como os já citados, ou se apresenta cheiro ruim, suor e manchas. Nesses casos, é preciso providenciar a limpeza antes da próxima utilização.


De maneira geral, as recomendações são as seguintes:


A cada uso: meias, cuecas, calcinhas, roupas esportivas e camisetas.


2 vezes por semana: toalhas.


1 vez por semana: lençóis e fronhas.


A cada 3 usos: pijamas, sutiãs, saias, vestidos, calças sociais e bermudas.


A cada 4 usos: jeans, malhas de lã e blazers.


2 vezes por estação: casacos pesados.


4 vezes ao ano: colchas e edredons.


E aí, gostou das informações? Compartilhe com os amigos e nos ajude a levar mais informações às pessoas.



Commenti


bottom of page