Como agir quando alguém tem uma crise convulsiva

Nesta matéria você aprenderá um pouco mais sobre a convulsão e como deve proceder caso alguém seja acometido por uma crise perto de você.



O que é a convulsão


Convulsão pode ser definida como uma contração involuntária da musculatura do corpo, provocando movimentos intensos e desordenados. No geral, a convulsão está acompanhada pela perda de consciência do paciente.


As crises convulsivas podem ser desencadeadas por meningites, encefalites, epilepsia, tétano, tumores, infecções, traumas, diabetes, insuficiência renal e hemorragia.


Além dos movimentos involuntários, durante uma crise é comum que o paciente fique com os lábios azulados, produza saliva em abundância e os olhos virados para cima.


O que fazer se alguém tiver uma crise perto de você


O primeiro ponto é não se assustar, pois ver alguém se debatendo pode não ser uma cena comum para muitas pessoas, daí a estranheza pode levar a reações impróprias e que impedem o auxílio ao paciente.


Procure deixar a pessoa confortável. Colocar um travesseiro debaixo da cabeça e virá-la para o lado pode ser bem útil, pois evita que ela aspire a saliva ou o vômito (se for esse o caso).


Afrouxe as roupas dela e erga o seu queixo para facilitar a passagem do ar. Jamais introduza o dedo ou algum objeto na boca do paciente durante uma crise e, assim que a convulsão passar, leve-o para um atendimento médico.