Agosto Dourado

Nesta matéria você conhecerá um pouco mais sobre a campanha Agosto Dourado que tem como tema o incentivo à amamentação.



Por que dourado?


A decisão pelo uso da cor dourada na temática deste mês é uma referência à definição dada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que identifica o leite materno com um alimento de ouro para os bebês.


Portanto, toda referência colorida ao aleitamento materno deve ser feito na cor dourada, já que o leite do peito é, de fato, muito rico para a saúde dos recém-nascidos


Aleitamento


As indicações mais saudáveis dizem que durante os 6 primeiros meses de vida do bebê não é necessário inserir nenhum outro alimento, a não ser o leite da mãe. Ele é suficiente para o apoio nutritivo necessário e para fortalecer o seu sistema imunológico.


Recomenda-se, inclusive, que o leite materno seja mantido até os 2 anos, sendo essa uma idade segura para suspender o alimento, pois o organismo já absorveu todos os nutrientes presentes.


Além dos benefícios físicos, o ato de amamentar cria uma conexão incrível entre mãe e filho. O bebê fixa o olhar enquanto suga o leite e começa a gravar o rosto da mãe, já que, nessa idade, eles só conseguem focar imagens a, no máximo, 30 cm de distância.


Amamentar é uma forma de cuidar e proteger, mas também preparar e fortalecer.