top of page

Alimentação é vida

A alimentação tem papel fundamental em nossa saúde. Mas você sabia que aquilo que comemos pode interferir até no nosso ritmo biológico? Entenda melhor!



A alimentação, o metabolismo e os hábitos


O nosso metabolismo é o grande responsável por regular a energia vital para que todos os outros sistemas funcionem, desde os batimentos cardíacos, até a correta metabolização dos nutrientes que ingerimos, que nos dão energia para respirar, pensar, raciocinar e fazer atividades físicas.


Os nutrientes são a base para que tudo funcione, e quando não obtemos os nutrientes de forma adequada, uma alteração biológica ocorre. Em outras palavras, se comemos mal, perdemos energia para outras funções: estudar, trabalhar, fazer atividade física, dormir e etc.


Um dos maiores problemas está na noite, que é quando o ritmo biológico caminha para o descanso e, em tese, precisamos de poucos nutrientes, já que o corpo entrará em repouso. Mas é nesse período que frequentamos jantares, festas, aniversários... além do fato de muita gente ter mais apetite à noite. O resultado é um organismo sobrecarregado, que terá mais dificuldades para descansar, reverberando no desempenho do dia.


A seguir, algumas dicas que podem influenciar, positivamente, no seu ritmo biológico:


  • Evite alimentos ricos em açúcares e gorduras. Esses são os que mais podem intervir em nosso ciclo metabólico.

  • Tenha regularidade nos horários de refeição, pois quando temos horários estabelecidos, nosso corpo se autorregula para melhorar e otimizar a síntese e absorção dos nutrientes conforme a necessidade metabólica.

  • Beba água entre as refeições e não durante elas. Tenha horários para dormir e acordar. E evite estímulos noturnos, como TV e celular.


Bình luận

Không thể tải bình luận
Có vẻ như đã có sự cố kỹ thuật. Hãy thử kết nối lại hoặc làm mới trang.
bottom of page