top of page

Atividades físicas, sim. Check-up também!

Fazer atividade física, regularmente, é uma necessidade para manter uma boa saúde. Mas se você está parado há muito tempo, faça exames antes de iniciar a nova rotina.



O sedentarismo


Alguns estudos sugerem que o sedentarismo é tão perigoso para o organismo quanto o tabagismo. Ficar parado é, de fato, muito preocupante e prejudicial para o bom funcionamento do corpo.


Atividades físicas regulares fazem bem para o coração, a circulação, a musculatura, controle do colesterol e da glicose, para os ossos e para a saúde mental.


Entretanto, se o paciente está há muito tempo sem fazer exercícios, não é recomendável que comece da noite para o dia. Fazer exames e verificar como está a saúde, antes de tudo, é fundamental.


Check-up


É muito importante fazer um check-up, ou seja, uma sequência de exames para saber como está o organismo, o metabolismo e a saúde cardiovascular. São exames bioquímicos e de imagem que servem para dar um respaldo sobre a resistência do corpo e até onde é seguro ir com a nova rotina.


Algumas pessoas pensam que quanto mais intensa e desgastante for a atividade, melhores serão os resultados. Isso é um engano, pois o corpo tem um limite, ele avisa quando não aguenta mais, podendo causar um mal súbito ao paciente. E, em algumas vezes, o mal pode vir sem nem avisar.


Se você quer sair do sedentarismo, ótimo. Mas procure um médico antes para medir sua arritmia, pressão arterial, índice glicêmico, colesterol... não dá para se afirmar como alguém saudável sem saber como está, de fato, a saúde.



bottom of page