Anticoncepcional engorda?

Algumas mulheres acreditam que o uso constante de pílulas anticoncepcionais pode levar a um aumento de peso. Será que isso é um mito ou verdade? Entenda!



A pílula


Lançada nos anos 1960, a pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo.


Independentemente da marca escolhida, muitas pessoas acreditam que esse remédio pode levar a um aumento de peso. Mas isso é um mito. O que pode acontecer com algumas pacientes que utilizam determinados tipos de pílulas é a retenção de líquido e, consequentemente, um inchaço, mas não acúmulo de gordura.


Retenção de líquido


É muito importante entender que, quando o organismo retém líquido, o corpo fica mais inchado em razão do acúmulo de água entre as células, dando a falsa impressão de aumento de peso. Mas a carga hormonal presente nas pílulas (e nos anticoncepcionais injetáveis) não tem poder de interferir no aumento da gordura corporal.


O melhor a se fazer é ter um diálogo aberto com o seu médico, informar esse receio para que vocês, juntos, possam chegar a uma opção mais viável, com uma medicação que produza o efeito desejado e não desencadeie reações adversas.