Dia Mundial do Meio Ambiente

Instituída pela ONU, a data serve para chamar a atenção para os problemas ambientais e a necessidade de preservação da natureza. Leia a matéria e entenda por que é tão necessário cuidar de nosso planeta.



Sobre a data


Ela surgiu na década de 70, mais precisamente em 1972. Foi durante uma conferência da Organização das Nações Unidas, na Noruega, que estava sendo realizada em 5 de junho. Na época, há quase 50 anos, já se falava da necessidade emergente de se cuidar dos nossos recursos naturais, afim de preservá-los, evitando o esgotamento.


Nessa reunião da ONU, conhecida como Conferência de Estocolmo, ficou estabelecido que “a proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”



Ações ao alcance de todos


Quando falamos em preservação, imaginamos, às vezes, obras de grande porte ou ações governamentais complexas. Entretanto, essa é uma questão que está ao alcance de todos nós. Veja alguns exemplos que podemos colocar em prática:


- Diminuir o consumo de energia elétrica. Grande parte de nossa energia vem de usinas hidrelétricas, o que afeta o meio ambiente diretamente. Se gerarmos um consumo menor de energia, o planeta agradecerá. Apague as luzes durante o dia, obtenha luz através de janelas e claraboias. Retire aparelhos da tomada quando não os estiver usando. Tome banhos com tempo reduzido e evite água muito quente.


- Separar o lixo e incentivar a reciclagem. Aí, na sua casa, você pode fazer isso facilmente, basta boa vontade. Vidros, metais, plásticos e papéis, além do lixo orgânico. Cada um em seu devido lugar.


- Reutilizar. Embalagens plásticas, sacolas e caixas podem ser reutilizadas, ao invés de descartadas. Use a criatividade e transforme objetos aparentemente inúteis em itens decorativos ou de utilidades domésticas.



Na Rede Casa


Em nossa rede buscamos fazer o possível para respeitar o meio ambiente. Só utilizamos lâmpadas ecologicamente corretas. Damos preferência a papéis reciclados. Separamos o lixo e premiamos quem promove a coleta de papelão nas unidades hospitalares.


O uso da água é bem racional, assim como da energia elétrica. Sabemos que o meio ambiente precisa de preservação e estamos fazendo a nossa parte.