top of page

Dicas para lidar melhor com a febre

A febre é uma forma de defesa do organismo e normalmente está relacionada a quadros infecciosos. Veja como lidar com esse problema.



Entendendo a febre


A febre, em adultos, se dá a partir dos 38,1 graus. Já nos bebês ela é considerada presente quando a temperatura do corpo estiver acima dos 37,8. Mas, no caso dos pequenos, 37,1 graus já é motivo de alerta e considerado um estado febril.


A avaliação médica é sempre indispensável em caso de febre, tanto em crianças quanto em adultos, porque ela indica que algo não está como deveria no organismo.


Outra dica superimportante é evitar a automedicação, pois não se sabe o que está causando o estado febril. Fatores como fraqueza, perda de peso, manchas pelo corpo, dor de cabeça, dor abdominal, dificuldade para respirar e pressão alterada devem ser considerados antes de tomar algum remédio.


Existem algumas medidas caseiras que podem contribuir para o controle da temperatura, como retirar o excesso de roupas do paciente e trocá-las sempre que estiverem úmidas; colocar uma toalha umedecida na testa, pulsos e axilas; tomar banho com água morna; ingerir bastante líquido; e manter o repouso. Mas nada disso substitui a avaliação médica e a intervenção medicamentosa.


Existem alguns outros costumes populares que não devem ser feitos, pois podem agravar o quadro de saúde do paciente, como tomar banho gelado, usar álcool ou outros produtos químicos, usar cobertores e roupas em excesso e beber líquidos muito quentes.


Komentarze


bottom of page