O estresse pode trazer inúmeros malefícios à saúde. Você sabe quais? Na matéria de hoje abordaremos esse tema.
O efeito do estresse à saúde
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está entre os países com maiores índices de estresse no mundo. A pressão cotidiana no trabalho, estudo, vida pessoal e financeira é o maior responsável por essa constatação.
O estresse é uma reação natural do cérebro, preparando-nos para lidar com situações que exigem uma atenção maior. O problema está no excesso de estresse.
Quando o problema se repete por semanas e até meses, o corpo começa a soar o alarme por meio de manifestações como alterações no sono, dor de cabeça constante, irritabilidade, dificuldades de concentração, tensão muscular, problemas gastrointestinais, alterações cardiovasculares, sistema imunológico afetado, alterações nas taxas de glicemia e prejuízos cognitivos.
A boa notícia é que é possível lidar com o estresse com mudanças simples na rotina. Comer bem e fazer atividade física, por exemplo, pode ser o primeiro passo. Adotar técnicas de relaxamento também é muito importante, assim como zelar por uma boa noite de sono e evitar o consumo exagerado de cafeína.
Comentarios