top of page

Os exercícios e a saúde dos rins

A prática de atividade física regular traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas você sabia que ela pode interferir contra os danos causados pelo diabetes aos rins?



A irisina


Conhecida como hormônio do exercício, a irisina, que é Liberada pelo tecido muscular durante a prática de atividade física, passa a ser uma grande esperança para proteger os rins de pessoas diabéticas dos danos causados pela progressão dessa doença.


Estima-se que 20 a 40% dos pacientes diabéticos terão algum problema renal, por causa de danos causados às artérias e veias que irrigam os rins. Ao descobrir um aliado para combater esse problema, a ciência dá um grande salto!


As conclusões sobre os benefícios da irisina vêm de um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp. Eles disseram que “o exercício aeróbico está associado a um aumento da irisina muscular na circulação sanguínea e também nos rins, conferindo nefroproteção, bloqueando mecanismos que levam à fibrose. Pela primeira vez, podemos afirmar que, no diabetes, o eixo irisina/AMPK induzido pelo exercício físico protege as células renais dos efeitos da alta glicose”.


コメント


bottom of page