top of page

Existe overdose de café?

Uma das bebidas mais consumidas no país, o cafezinho ora aparece como herói, ora como vilão. Mas, afinal, o consumo exagerado pode trazer problemas? Entenda.


Excesso de café


Há vários benefícios apontados para o consumo da bebida, mas em excesso ela pode causar efeitos desconfortáveis ou agravar quadros preexistentes.


Inclusive, é possível, sim, que aconteça uma overdose, apesar de rara. Vale lembrar que a cafeína está presente em outras bebidas além do café, como refrigerantes de cola e energéticos.


Estudos apontam que a dosagem segura para tomar café é de até 4 xícaras de 225ml cada, ou seja, 900 ml da bebida durante o dia. Acima disso, o paciente pode começar a sentir alterações no organismo: insônia, nervosismo, cansaço, dor de cabeça, tremores, aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos acelerados.


No que diz respeito à overdose, os sintomas são mais intensos: delírios e alucinações, tontura, diarreia, convulsões, febre, sede, dificuldade para respirar, dor no peito e espasmos musculares.


Se você sente isso ao tomar bebidas com cafeína, é hora de repensar o consumo e adquirir novos hábitos. Um cafezinho é sempre bom, mas com moderação.


Comments


bottom of page