Julho Amarelo: combate às hepatites virais

Julho é o mês dedicado a combater as hepatites virais. Veja, nesta matéria, quais são as formas da doença, como ela afeta o organismo e de que maneira pode ser evitada.


Tipos de hepatite


A hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode se manifestar de 5 diferentes tipos: A, B, C, D (ou delta) e E.


Na maioria dos casos a hepatite representa um inimigo silencioso que agride o organismo sem maiores alardes e adoece o paciente que não faz exames de rotina, sem que este saiba o que está lhe acometendo.


Quando sintomática, a hepatite causa pele e olhos amarelados, fezes esbranquiçadas, urina escura, cansaço, náusea acompanhada ou não de vômito, dores abdominais e febre.


Como evitar e como tratar


O melhor tratamento é evitar a doença, através de vacinas, já que 4 dos 5 tipos podem ser combatidos com a imunização devida.


As vacinas, disponíveis para crianças, podem também ser tomadas pelo adulto, caso esse não as tenha tomado na infância ou não tenha completado o ciclo correto da imunização.


Lavar as mãos corretamente também ajuda a evitar a doença, já que mãos contaminadas com microrganismos presente nas fezes podem também gerar o problema, muito comum em regiões cujo saneamento básico é precário.


Ao perceber os sintomas, busque ajuda médica e siga os tratamentos indicados. Evite a automedicação e tenha o hábito de fazer exames e consultas regularmente.