top of page

Mitos sobre o câncer de pulmão

O câncer de pulmão é uma doença agressiva. Muito se ouve dizer sobre ela, mas nem tudo é verdade. Conheça alguns mitos e algumas verdades sobre o assunto.



Dados sobre o câncer de pulmão


Cerca de 2 milhões de pessoas morrem, todos os anos, por causa do câncer de pulmão no mundo.


No Brasil, segundo o DataSus, 9 em cada 10 pacientes já descobrem a doença em estágio avançado, o que dificulta o tratamento.



Conheça alguns mitos e verdades sobre a doença


  • O cigarro é a principal causa. Verdade! De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 70% dos casos de câncer no pulmão são provenientes pelo uso do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e etc). O tabaco também está relacionado como causa de 30% de todos os tipos de cânceres existentes.

  • Quem nunca fumou, não precisa se preocupar. Mito. Esse tipo de câncer pode acometer que nunca teve contato com cigarros, já que a doença pode, também, ter como causa fatores genéticos.

  • Cigarro eletrônico e narguilé são inofensivos. Mito. O vape tem grandes concentrações de nicotina, que favorece a liberação de outras substâncias tóxicas. Os narguilés contêm ainda mais nicotina que um cigarro comum e são, igualmente, perigosos.

  • O câncer de pulmão não tem cura. Verdade. Mas há diversas formas e abordagens de tratamento, incluindo o cirúrgico, a quimioterapia e a imunoterapia.


bottom of page