top of page

A relação entre tabagismo e câncer de pulmão

O câncer no pulmão é o tumor mais incidente e que provoca mais mortes pelo mundo. Em número de casos, no Brasil só perde para o câncer de pele. Porém, o de pulmão é o mais mortal. Leia mais sobre o assunto.





Dia Mundial sem Tabaco


O 31 de maio foi escolhido como uma data mundial para se combater o tabagismo. Neste dia, povos de todo o planeta fazem campanhas educativas e de alerta, mostrando à população que o cigarro é muito nocivo à saúde e pode desencadear várias doenças que levam à morte.


Esta data existe desde 1988, quando a Organização Mundial da Saúde a criou. O tabagismo é o causador principal daquelas que chamamos de mortes evitáveis. Cerca de 6 milhões de pessoas morrem no mundo, todos os anos, vítimas de doenças provocadas pelo vício da nicotina.



Câncer de pulmão


Esse tipo de câncer é o que mais mata no mundo. O que o torna tão fatal é, também, o fato de ele só ser descoberto em um estágio avançado. Para se ter ideia da dimensão desses fatos, cerca de 85% dos pacientes que descobrem este câncer, já o detectam nos estágios III e IV, ou seja, nos estágios mais avançados.


Por isso, alguns sintomas devem ser levados mais a sério em fumantes: rouquidão persistente, tosses secas ou acompanhadas de catarro e/ou sangue, falta de ar, dor torácica e nas costelas, fadiga crônica, pneumonias repetidas, falta de apetite e emagrecimento. Ao mínimo sinal, o médico deve ser procurado.



Expectativa de vida


A expectativa de vida em fumantes é muito menor que em não fumantes. De acordo com estudos, estima-se que fumantes tem 6 anos a menos que aqueles que não fumam. Sem falar nas probabilidades, que também não são nada promissoras. Uma pessoa que fuma tem até 40 vezes mais chances de se ter câncer de pulmão, ou seja, 4.000% a mais.


Os fumante também estão mais propensos a outras doenças, como as cardiovasculares. Infartos, AVC’s, angina, aneurismas e hipertensão.




bottom of page