top of page

O leite e o coração

O leite é um daqueles alimentos que figuram como heróis e vilões na alimentação humana. Entenda como ele pode interferir na saúde do coração.



Características do leite


O leite é uma importante fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Ele também atua na prevenção de doenças como osteoporose, por ter muita vitamina D. E suas propriedades proteicas favorecem o crescimento dos músculos. Também são benéficos à flora intestinal e contribuem para um bom funcionamento do sistema nervoso.


Mas nem só de benefícios vive o leite. Ele também possui gorduras saturadas em sua composição, o que pode ser um fato multiplicador de arteriopatias, ou seja, doenças em que as artérias ficam parcial ou completamente obstruídas, impedindo o fluxo de sangue ao músculo do coração. Mas para afirmar isso é preciso considerar outros fatores, como o tipo do leite, a quantidade consumida, a predisposição e o estilo de vida do paciente.


Por outro lado, é possível afirmar que, de modo geral, a bebida faz bem ao coração. Pelo menos essa foi a conclusão da UFMG, que realizou um estudo publicado no European Journal of Nutrition. O estudo afirma que um copo de leite ao dia pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares.


A universidade mineira avaliou 6.600 indivíduos por 8 anos antes de chegar às conclusões. E pelo mundo há outros estudos que concluíram de forma parecida. A Universidade de Reading, no Reino Unido, por exemplo, aponta que as pessoas que consomem leite têm níveis mais baixos de colesterol e um risco menor de apresentar doenças coronárias em comparação a quem não bebe leite. Os autores usaram como base dados de quase dois milhões de indivíduos dos Estados Unidos e Reino Unido.


Kommentare


bottom of page