top of page

O que interfere mais na obesidade: sedentarismo ou alimentação?

Quando se fala em obesidade, logo há uma associação à má alimentação. Mas você sabia que o sedentarismo interfere mais no sobrepeso? Entenda melhor na matéria de hoje.



População acima do peso


De acordo com um estudo realizado pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a falta de atividade física está mais relacionada à obesidade no Brasil do que a alimentação.


A maioria da população brasileira já está acima do peso - cerca de 56%. E isso é muito preocupante porque, em geral, aumentam-se os riscos de problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares.


Para manter um peso ideal, a receita é bem simples: comer de maneira balanceada e fazer atividade física 3 vezes por semana. Mas não é isso que vemos. Os levantamentos realizados pelo IBGE dizem que o brasileiro se exercita apenas 1 vez por semana, em média.


Exercite-se. Faça caminhadas leves, atividades aeróbicas, academia, ciclismo... as opções são muitas! São necessários 40 minutos diários, 3 dias por semana. Naturalmente, isso é um mínimo. Se puder fazer mais, será ainda melhor. Mas não comece uma atividade sem orientação médica prévia.


bottom of page