O câncer de boca pode se manifestar através de alterações visíveis ou perceptíveis. Entenda mais sobre o assunto nesta matéria.
Como a doença se manifesta
Tumores malignos que podem ser identificados nos lábios, na língua, no palato (céu da boca), na gengiva, nas amígdalas e nas glândulas salivares. São feridas que não cicatrizam, inchaços, caroços, manchas ou áreas de dormência. Assim é o câncer de boca.
Esse tipo da doença também pode provocar mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
Diagnóstico, fatores de risco e tratamento
O câncer bucal pode ser descoberto no início com visitas rotineiras ao dentista ou médico. Pacientes que fumam e bebem estão mais propensos a desenvolver o problema.
Há também outros hábitos que favorecem o aparecimento da doença: falta de higienização bucal, alimentação pobre em vitaminas e minerais, exposição excessiva ao sol e não usar preservativo durante o sexo oral.
O autoexame também é uma forma de descobrir a doença. Com o auxílio de um espelho, é possível identificar anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços. Caso alguma suspeita seja descoberta, é preciso ir a um profissional de saúde para que o exame clínico seja realizado.
Somente um médico ou cirurgião-dentista está apto a identificar o problema e propor um tratamento.
Comentários