top of page

Diabetes e os hábitos de vida

O diabetes é uma doença caracterizada pelos elevados números de glicose na corrente sanguínea. Entenda melhor sobre esse problema e o que fazer para ter uma boa saúde.



Diabetes e os seus tipos


O diabetes, normalmente, é conhecido pelos dois principais tipos: congênito, chamado de diabetes tipo 1, que é quando se nasce com o problema. E o tipo 2, também chamado de diabetes mellitus, que é quando se adquire a condição ao longo da vida, devido a maus hábitos alimentares e sedentarismo.


Há também o diabetes gestacional, que é quando a paciente grávida adquire esse problema somente durante a sua gestação.


O estado de pré-diabetes, que é quando o paciente apresenta exames em jejum com índices glicêmicos entre 100 e 126mg/dL, também merece atenção e tratamento, já que é um sinal de que o diabetes pode surgir a qualquer momento.


Sintomas do diabetes


Por vezes, o diabetes pode ser uma doença silenciosa. Os sintomas surgem, mas em muitas das vezes, passam despercebidos pelo paciente. Portanto, fique de olho nas seguintes manifestações: sede excessiva, perde de peso sem motivo, vontade constante de urinar, alterações no apetite, procrastinação.


Em casos mais avançados, podem surgir vômitos, dificuldade respiratória, alterações na visão, desidratação e coma.


Tratamento


No que diz respeito ao diabetes tipo 2, a mudança de hábitos é essencial. Deve haver um controle na ingestão do açúcar e dos carboidratos, ou seja, todo tipo de doce e massas precisam ser ingeridos com cuidado, porque irão se transformar em glicose no sangue e piorar o problema.


A atividade física também é fundamental. E não deixe de visitar o seu médico de referência, para que ele avalie o seu quadro e proponha, se necessário, um tratamento medicamentoso também.


Comentarios


bottom of page