Endometriose



A endometriose é o resultado de uma mudança no funcionamento normal do organismo feminino. Ela é inflamatória e é causada porque algumas células do endométrio, que deveriam ser expelidas, migram para o ovário ou outra cavidade e voltam a se multiplicar e a sangrar. A doença pode interferir na fertilidade e causar intensa dor.

Como tudo acontece


O endométrio é o tecido que reveste internamente o útero. Ele é muito importante no processo reprodutivo, pois é nele que o óvulo, depois que é fertilizado, se aloja. Por conta disso, também é muito sensível às alterações do ciclo menstrual.


Quando não há fecundação, uma grande parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. E o que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo. Mas, se as células do endométrio não seguem para a o fluxo menstrual, elas retornam ao organismo, o que pode levar a um quadro de novo sangramento e inflamação.


Sintomas


Importante lembrar que a endometriose pode ser assintomática, por isso é tão importante a visita ao(à) obstetra/ginecologista, para que se investigue essa questão e para a realização dos exames preventivos.


Quando a doença se manifesta, ela se caracteriza por causar cólicas menstruais que podem ir aumentando gradativamente com o passar do tempo até chegar num ponto de incapacitar a mulher. Dores durante o ato sexual também são comuns, assim como sangramento intestinal e urinário no período menstrual.


A dificuldade de engravidar também é outra consequência desse problema.


Como lidar


Muito importante dizer que a cólica menstrual não é um sintoma natural na vida da mulher. Isso deve ser investigado, portanto procure um(a) médico(a) ginecologista e descreva o que sente para que você seja orientada sobre o assunto.


Não fuja de exames. É importante fazer sempre que necessário, só assim você conseguirá um diagnóstico prévio da doença, evitando tratamentos mais agressivos como a cirurgia de retirada de útero e ovário.


Se você está tentando engravidar e não consegue, a endometriose pode ser uma causa provável. Procure um profissional, faça o tratamento e restabeleça sua capacidade reprodutiva.



PACIENTES E VISITANTES
Nossos Hospitais
       Hospital Casa | Hospital de Câncer
       Hospital Casa de Portugal
       Hospital Casa Evangélico
       Hospital Casa Prontocor
       Hospital e Maternidade Casa Egas Moniz
       Hospital Casa Italiano
       Hospital Casa São Bernardo
       Hospital Casa Procordis
       Hospital Casa Rio Laranjeiras
       Hospital Casa Rio Botafogo
       Hospital Casa Bambina
       3D Diagnóstico por imagem
Institucional
       Trabalhe conosco
       Destaques
       Quem somos
       Missão, visão e valores
       Imprensa
       Diferenciais
       Vídeos Institucionais
CENTRO DE ESTUDOS
       Sobre o centro
       Cursos e eventos
       Residência Médica

© 2021 Rede Hospital Casa

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social