top of page

Engordou ou está retendo líquido?

De repente você nota um aumento de peso e nas medidas. Logo pensa que engordou, mas também pode ser inchaço devido à retenção de líquido. Entenda mais sobre o assunto.



Ganho de peso X Inchaço


Você sabia que o ganho de peso repentino pode ser associado à retenção de líquido? Pois é! E as mulheres são as mais afetadas. Para se ter uma ideia, no período pré-menstrual, o edema, conhecido popularmente como inchaço, é um sintoma frequente e atinge 92% delas.


Porém, existem outros motivos que levam ao inchaço e não são apenas as mulheres que estão propensas ao problema. Todas as pessoas estão suscetíveis devido ao desequilíbrio nos mecanismos que controlam o movimento de água entre os vasos sanguíneos e os tecidos no organismo, levando ao acúmulo de líquido.


A questão é que o inchaço é capaz de levar ao aumento de peso e ser confundido com gordura corpórea. O contrário também ocorre.


Por que isso acontece?


Há vários fatores que levam à concentração de líquido no organismo. As principais são: obstrução do sistema linfático, redução da pressão dentro dos vasos, doenças crônicas, gestação, ingestão excessiva de açúcar e/ou sal.


Dentre as doenças que levam a um quadro de inchaço podemos citar: insuficiência cardíaca, problemas nos rins ou fígado, hipotireoidismo, trombose de membro, infecções, varizes e desnutrição.


Alguns medicamentos também são responsáveis por esse fenômeno no corpo humano. Os anti-inflamatórios e os corticoides são alguns exemplos.


Se você notar algum inchaço, lembre-se que somente um profissional de saúde poderá avaliar a gravidade do quadro e indicar um tratamento. Não deixe de fazer seus exames e consultas com o seu médico de referência.


Comentários


bottom of page