top of page

Linfomas

Neste Dia Mundial de Conscientização Sobre Linfomas, trazemos mais informações sobre o tema, para incentivar as pessoas a fazerem exames preventivos e a procurar ajuda quando notarem algum sintoma relacionado.




Sistema linfático


Esse é o principal sistema de defesa do nosso corpo. Ele é formado pelos linfonodos (complexa rede de vasos responsável por transportar a linfa em nosso organismo). Linfa é um líquido que circula pelos vasos linfáticos. Ele não possui hemácias e, por isso, apresenta um aspecto esbranquiçado e leitoso. Esse líquido é produzido pelo intestino delgado e fígado. Os linfonodos o filtram, antes de lançá-lo na corrente sanguínea.



O que é linfoma?


Linfoma é um câncer que surge nos tecidos linfáticos, afetando diretamente a defesa de nosso organismo. O problema começa a partir de um linfócito – glóbulo branco presente no sangue – que sofre alterações e vira uma célula doente, que pode se multiplicar e se espalhar pelo corpo, provocando a formação de tumores.


A doença costuma se manifestar através de ínguas no pescoço, virilha, axilas e tórax. Febres e emagrecimento também são sintomas.


O diagnóstico é feito através de biópsia da parte afetada, no caso os linfonodos ou órgãos, como fígado. Exames de imagem também são utilizados para a identificação do câncer (como tomografia).


O tratamento é geralmente baseado em quimioterapia podendo ou não ser associado a radioterapia. O transplante de medula óssea é necessário em alguns casos.


É muito importante buscar ajuda médica imediata ao perceber os sintomas. O sucesso do tratamento é maior, quando começado no estágio inicial da doença.



bottom of page