top of page

Promoção da saúde


Aproveitando o Dia Nacional pela Promoção da Saúde, neste 6 de abril, iremos abordar o tema de maneira simples e prática, mostrando o que você pode fazer pelo bem de sua saúde aí mesmo dentro de sua casa.


O porquê da data


O Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida serve para reforçar a todos nós sobre a necessidade de termos hábitos saudáveis. Não é uma data para que você adote uma dieta equilibrada e faça uma caminhada só nesse dia. Não! É um dia para te lembrar que isso deve ser feito sempre. Que cuidar da sua saúde deve fazer parte da sua rotina.


Se você come mal, ingere muita gordura ou açúcares, se é sedentário, se abusa do álcool, se fuma, se bebe pouca água... esse dia é para te lembrar que tudo isso deve ser mudado, antes que seja tarde.


Como podemos nos exercitar sem sair de onde estamos


Sabia que para se cuidar não precisa sair de casa? Muitas pessoas descobriram isso durante o isolamento da pandemia de covid. Uma alimentação correta, hábitos saudáveis e a prática rotineira de exercícios físicos são totalmente possíveis dentro de casa.


Algumas dicas que podemos dar para você se mexer mais, mesmo em casa, são:


  • Se tiver escadas aí em sua casa ou no condomínio, aproveite-as! Subir e descê-las, ou ficar simulando uma corrida, colocando e retirando os pés do primeiro degrau pode te dar uma disposição incrível.

  • Use o sofá a seu favor. Deite-se de costas no chão, apoie as duas pernas no estofado e faça abdominais. Não é a posição mais ideal para o exercício, mas você verá que, para começar, é bem mais fácil.

  • Tem um cabo de vassoura velho? Ótimo! Encha com água 2 garrafas pet de 2 litros cada. Prenda-as em cada ponta (você pode buscar algum tutorial sobre como fazer isso na internet). E depois utilize o novo objeto para treinar levantamento de peso.


Agora, atenção! Se você está sedentário, pegue leve e vá respeitando seus limites. O segredo não é adquirir condicionamento físico rapidamente, mas sim praticar levemente todos os dias para que você não perca o condicionamento nunca.


O que a Rede Casa faz


Por causa da pandemia, não estamos promovendo nossos eventos externos. Mas, sempre foi um imenso prazer realizá-los.


Gostamos de montar estandes, distribuir folhetos, conversar, fazer medição de glicose, aferir a pressão arterial, dar orientações e promover outras ações sobre a prevenção da saúde. Tudo isso sempre foi prioridade aqui em nossa rede hospitalar. No nosso Facebook, postamos hoje algumas fotos de 2019, quando ainda não se falava em pandemia e podíamos ter um co ntato mais próximo das pessoas.


Por enquanto, reforçamos o pedido: fique em casa, evite aglomerações, higienize as mãos, coma melhor, exercite-se, beba muita água, pare de fumar e não ingira bebidas alcoólicas em excesso. Sua saúde é o seu maior bem. Pense nisso.



bottom of page