top of page

Vacina contra a gripe: é melhor tomar

As campanhas de vacinação contra a gripe já começaram. Você sabe o motivo de termos que tomar o imunizante todos os anos?



Quem deve se imunizar


De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80 milhões de pessoas pertencentes aos grupos prioritários devem ser imunizadas até o dia 31 de maio deste ano.


Tais grupos são formados por pessoas acima dos 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema penitenciário, trabalhadores portuários e de transporte público.


Por que tomar a vacina todos os anos?


É preciso tomar o imunizante da gripe todos os anos. Isso porque o vírus influenza, causador da doença, sofre mutações frequentes e são os responsáveis pelas epidemias sazonais.


Quando o organismo entra em contato com o vírus, ele não o reconhece por inteiro, apenas as suas “regiões moleculares”. O nosso sistema imunológico produz respostas diferentes contra essas regiões e algumas dessas respostas neutralizam a capacidade do vírus. Ao sofrer mutações, que podem acontecer exatamente nessas partes responsáveis pela resposta capaz de neutralizá-lo, o paciente que entrou em contato com uma variante da região molecular que levava a uma tal resposta, no ano seguinte, se houver mutação nesta região molecular, a reação do organismo contra o vírus não acontece como antes.

Comments


bottom of page