Vacinas ao mesmo tempo

Em meio à vacinação de combate à covid-19 e à influenza, surge a dúvida se é aconselhável tomar várias vacinas ao mesmo tempo. Entenda sobre isso nesta matéria.



Calendário vacinal


Estamos vivendo uma campanha geral de vacinação contra a covid. Não é incomum o pensamento de aproveitar a ida ao posto de saúde e tomar logo o imunizante contra a gripe (ou outra vacina que esteja prevista em seu calendário vacinal).


Mas é permitido? A resposta é “sim”. E de preferência em braços diferentes – ou no mesmo braço, respeitando 2,5cm de distância da picada anterior.


Porém, é importante entender algumas ressalvas sobre este assunto, no próximo tópico.


Quando não tomar mais de uma vacina


Há algumas situações que não se aconselha tomar vacinas de forma concomitante.


A começar pelas crianças que têm menos de 2 anos. Não é recomendável que elas tomem mais de uma vacina atenuada (feita com vírus enfraquecido) no mesmo dia, não porque possa produzir efeitos colaterais, mas sim reduzir a resposta imunológica do organismo.


Dentro do raciocínio apresentado, a vacina contra febre amarela e a tríplice viral, por exemplo, não devem ser aplicadas juntas em crianças pequenas. Vacinas com vírus atenuado devem respeitar um intervalo mínimo de 30 dias.


O mesmo vale para idosos e adultos imunossuprimidos que precisam tomar duas vacinas feitas com esse tipo de vírus, como no caso de herpes-zóster e febre amarela.


Porém, sobre covid e influenza, podem ser tomadas no mesmo dia, sem problemas.