Vamos falar sobre asma

Uma doença que afeta diretamente o sistema respiratório e pode causar a morte. Caracterizada por crises agudas que comprometem os brônquios e os pulmões do paciente. Nesta matéria você saberá mais sobre a asma e o que ela pode causar.


Quais os elementos que desencadeiam a asma


Alguns elementos externos podem desencadear a asma, levando o paciente a uma crise perigosa que, se não socorrido a tempo, pode levá-lo à morte.


Entre os principais meios que provocam as crises asmáticas, podemos citar alergias a poeira, ácaro, mofo, pólen, fezes de barata, pelos de animais; infecções: viroses, como gripes e resfriados, ou ainda as sinusites; mudanças de tempo; fumaças; poluição; cheiros fortes; esforço físico; aspectos emocionais; exposição ao ar frio; outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastroesofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou a escola, asma provocada por outras doenças.


Como funciona o tratamento da doença


Essa é uma doença que exige muita mudança de hábito e ambiente, além do acompanhamento médico.


Por exemplo, sem algumas medidas de higiene do ambiente, medicamentos e vacinas não terão o sucesso desejado, pois é crucial eliminar a causa das crises e não tratar seus sintomas apenas. Quanto aos medicamentos disponíveis, eles são divididos em: drogas de alívio – usadas para crises; e profiláticas – utilizadas para manter a doença controlada.


Quem ainda não teve a asma diagnosticada, deve entender que é importante ficar atento a sintomas como tosse frequente, nem sempre com expectoração, prolongada e, em geral, noturna – que prejudica o sono. O chiado no peito é outra característica, acompanhado de dificuldade para respirar e opressão no peito. Os sintomas podem estar combinados ou ocorrer isoladamente. Falta de ar quando pratica exercícios físicos é outra manifestação da doença.


O que o paciente com asma deve evitar


Após a consulta médica e os testes necessários, o paciente descobrirá as causas de suas crises, restringindo assim seu campo de isolamento.


De maneira geral, indicam-se que sejam evitados ambientes com animais domésticos, com poeira e fumantes, cidades poluídas e roupas de cama sem higiene constante que permitem proliferação de ácaros.


Seguir as recomendações de higiene ambiental e utilizar corretamente os medicamentos prescritos são fundamentais para prevenir as crises de asma.