top of page

A água e o envelhecimento

A água é essencial à saúde e promove inúmeros benefícios. Interfere, inclusive, no envelhecimento. Entenda mais nesta matéria.



Estudos recentes


Um estudo realizado pelo National Institutes of Health (NIH), dos EUA, e divulgado pela revista eBioMedicine revela que beber água na quantidade correta e manter-se hidratado ajudam a retardar o envelhecimento, além de prevenir doenças crônicas.


A pesquisa foi realizada em humanos, inspirada por estudos anteriores realizados em camundongos. Nesse levantamento, os animais que tiveram acesso restrito à água mostraram alterações degenerativas e tiveram suas vidas encurtadas em 6 meses, o equivalente a 15 anos nos humanos.


Já o estudo atual foi realizado ao longo de 25 anos e avaliou os hábitos de mais de 15 mil pessoas entre 45 e 66 anos. Entre as que não se hidratavam como deveriam, foi constatado um nível acima do ideal de sódio no sangue, aumentando os riscos de envelhecimento, doenças incuráveis e morte prematura.


Quantidades ideais de água


Há muita controvérsia quando o assunto é “qual a quantidade certa de água que devemos ingerir diariamente”. Crescemos ouvindo que o mínimo são 2 litros por dia, mas a verdade é que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo deve se basear na massa corpórea do indivíduo.


Segundo a OMS, deve-se multiplicar o peso do corpo por 35mL de água para se chegar numa quantidade ideal de ingestão do líquido. Dessa forma, uma pessoa que pesa 60kg deve ingerir 2,1L de água por dia, por exemplo.


bottom of page