top of page

Alimentos que ajudam a manter bons níveis de colesterol

O colesterol é uma substância lipídica natural encontrada em todas as células do corpo humano e de outros animais. Entenda mais sobre o assunto e veja quais alimentos podem ser favoráveis à nossa saúde.




Entendendo o colesterol


O colesterol desempenha funções essenciais para o funcionamento adequado do organismo, sendo utilizado na produção de hormônios esteroides, como os hormônios sexuais (estrogênio, progesterona e testosterona), na síntese de vitamina D e na formação das membranas celulares.


O colesterol pode ser endógeno, produzido pelo próprio organismo, principalmente no fígado, ou exógeno, obtido através da alimentação, especialmente a partir de produtos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos.


No entanto, é importante ressaltar que nem todo colesterol é prejudicial. Ele é transportado no sangue através de lipoproteínas, sendo as principais delas o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade).


O LDL, também conhecido como "colesterol ruim", quando presente em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Essas placas podem obstruir o fluxo sanguíneo e levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).


Já o HDL, conhecido como "colesterol bom", tem a função de remover o excesso de colesterol das células e das artérias, transportando-o de volta ao fígado, onde é metabolizado e excretado pelo organismo.


Para manter níveis adequados de colesterol e promover a saúde cardiovascular, é importante adotar hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, cereais integrais e gorduras saudáveis, como as encontradas em peixes, abacate e azeite de oliva e dormir bem. Além disso, a prática regular de exercícios físicos, a manutenção de um peso saudável e a abstinência do tabagismo são importantes para controlar os níveis de colesterol.


Alguns alimentos podem nos ajudar a manter bons níveis de colesterol. Como, por exemplo, a soja, que se consumida em quantidades certas pode ajudar na redução do chamado “colesterol ruim”.


O tremoço é uma ótima semente para a saúde. Ele evita a elevação do colesterol e dos triglicérides, além de favorecer o controle da pressão arterial.


Outros vegetais atuam na prevenção do acúmulo de placas de gordura. São eles: aipo, agrião, salsão, beterraba, espinafre e rúcula.


O açaí, quando consumido na forma mais natural possível, também é muito bom para o organismo. Ele é rico em antocianinas, um importante composto antioxidante que protege o coração.


Cuide de sua alimentação e viva mais e melhor.


Commentaires


bottom of page