top of page

Alimentos que influenciam a saúde mental

A forma como nos alimentamos tem um impacto significativo em vários setores de nosso organismo, inclusive na saúde mental. Entenda mais sobre isso na matéria de hoje.


Nutrição é tudo


Talvez você não saiba, mas a nutrição tem uma influência considerável na memória, função cognitiva e saúde emocional.


A seguir você verá quais alimentos são prejudiciais à memória e por quê.


Alimentos ricos em carboidratos: o arroz, o pão, o macarrão, os cereais de milho, a batata e outros alimentos ricos em carboidratos causam picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças de humor, fadiga e outros sintomas típicos da depressão.


Alimentos ricos em fibras: frutas, legumes, vegetais e grãos integrais ajudam na absorção correta de carboidratos. Isso promove maior saciedade e estabiliza os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de depressão.


Suco de frutas: Tomar sucos naturais, mas que tenham um alto teor de açúcar, pode afetar negativamente a função cognitiva, incluindo a memória de longo e curto prazo, bem como a flexibilidade mental.


Queijos: dependendo do tipo de queijo, ele pode ser bem prejudicial. Os que são ricos no teor de gordura saturada prejudicam a memória e causam inflamações no cérebro. Como se sabe, uma dieta rica em gordura pode causar inflamação em todo o corpo, incluindo nas artérias, aumentando o risco de acidente vascular cerebral. Prefira queijos brancos e frescos ou ricota.


Frituras: essas vilãs contêm gordura saturada que prejudica a barreira protetora do cérebro, permitindo a entrada de substâncias prejudiciais e afetando o transporte de nutrientes essenciais, podendo favorecer o surgimento de Alzheimer.


Pipoca de micro-ondas: ricas em gordura trans, elas também estão ligadas a danos cognitivos, redução do volume cerebral e piora da memória.


Procure ter uma alimentação balanceada, rica em fibras e nutrientes. Exercite-se regularmente e se permita momentos de lazer. A sua saúde e o seu bem-estar dependem disso.


Comentários


bottom of page