Cuidar da alimentação é essencial para uma vida mais saudável e longeva. Como é a sua ingestão de fibras? Entenda por que essa classe de alimentos é tão importante.
O bem que as fibras fazem
É de conhecimento geral que as fibras auxiliam na prevenção e no alívio da constipação intestinal, mas saiba que elas podem fazer muito mais pelo organismo.
O consumo de fibras está relacionado, por exemplo, à manutenção de um peso saudável e a redução do risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.
Com relação ao sistema excretor, as fibras agem absorvendo água e aumentando o volume das fezes. Isso favorece o trânsito intestinal, ajuda a prevenir prisão de ventre, contribui para a redução de doenças intestinais e diminui o risco do surgimento de hemorroidas.
Elas também podem ser bem úteis ao coração, pois a sua ingestão aumenta a saciedade e isso atua no controle do peso corporal, trazendo uma série de benefícios ao organismo. A saúde cardiovascular é beneficiada, diminui-se o risco de diabetes tipo 2, as gorduras são menos absorvidas e o colesterol ruim é, relativamente, bloqueado.
Existem estudos que sugerem que ingerir alimentos ricos em fibras também pode reduzir a pressão arterial, o risco da doença arterial coronariana e, consequentemente, a incidência de complicações e eventos cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
Os principais alimentos ricos em fibras são: aveia, linhaça, maçã, frutas cítricas, ervilha, feijão, grãos integrais, brócolis, vegetais folhosos, oleaginosas e sementes como as de girassol e abóbora.
Beber bastante água também é fundamental, pois só um corpo bem hidratado consegue retirar das fibras todos os seus benefícios.
Cuide de sua alimentação, faça atividades físicas regularmente e visite o seu médico de referência, pelo menos, uma vez ao ano.
Comments