Benefícios da vitamina D

Metabolizada em nosso corpo através da exposição aos raios solares, e também encontrada em determinados grupos de alimentos, a vitamina D é essencial para a fortificação dos ossos e prevenção de outras doenças. Leia a matéria e entenda porque é tão importante manter um nível saudável dessa substância em nosso organismo.




A vitamina do sol


Nossos antepassados, mesmo sem um conhecimento científico, sempre nos alertavam sobre a necessidade de tomar sol. E não estavam errados. Claro, é preciso observar os melhores horários para que os raios ultravioletas não causem problemas à saúde. Mas, o sol é um grande aliado, já que é partir dele que nosso corpo consegue produzir entre 80 e 90% da vitamina D que necessita para se manter saudável.


O protetor solar pode inibir até 95% da absorção da vitamina D pelo organismo. Por isso, ao se expor ao sol, faça em horários seguros: antes de 10h da manhã e após 16h. Uma exposição de 15 a 20 minutos já é suficiente.



Benefícios da vitamina D no corpo


A vitamina D é conhecida por fortalecer os ossos e, consequentemente, ajudar a evitar doenças relacionadas – como a osteoporose.


Além disso, estudos recentes apontam uma relação entre a deficiência desta vitamina com a ocorrência de doenças crônicas, como alguns tipos de câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla e depressão. E até mesmo doenças infecciosas, como tuberculose e algumas viroses.


Para as gestantes, a vitamina D também é superimportante para evitar aborto no primeiro trimestre. E para o combate à obesidade ela também tem boa influência.



Como saber seus níveis de vitamina D


Para ter conhecimento sobre os níveis da vitamina no seu organismo, basta fazer um exame de sangue específico, geralmente solicitado pelo médico. Mas, além das visitas constantes ao profissional de saúde, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá quando há uma carência dessa substância: fadiga e cansaço além do normal, dificuldade para dormir, baixa imunidade, dores musculares, desânimo, ansiedade ou depressão são sinais de alerta.


Manter níveis saudáveis da vitamina D é imprescindível para uma boa saúde. Portanto, cuide-se! Passeie mais ao ar livre, tome sol nos horários indicados e alimente-se bem. Carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos são boas fontes da vitamina.