top of page

Cuidados com a pele

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Ela necessita de alguns cuidados básicos. Será que você tem tratado bem da sua? Veja nesta matéria.



Alguns erros no cuidado com a pele


A seguir apontamos algumas atitudes que não são tão saudáveis quanto se pensa, quando o assunto é o cuidado com a pele.


1) Lavar demais o rosto: pessoas que tem a pele oleosa acabam adquirindo esse hábito. Mas isso não é bom, porque há um desgaste da barreira cutânea quando se esfrega ou a coloca em contato exagerado com limpadores faciais.


2) Esfoliação excessiva: a esfoliação é importante, porque ajuda a retirar as células mortas da pele, abrindo caminho para que outras mais saudáveis tomem o seu lugar. Mas não se pode exagerar, caso contrário, haverá um efeito rebote, irritando a pele e deixando-a mais oleosa, além de machucá-la.


3) Falta de hidratante: algumas pessoas deixam de aplicar o produto porque acreditam que isso aumentará a oleosidade da pele. Mito! Aplique hidratantes 2 vezes ao dia, de preferência ao acordar, após lavar o rosto; e à noite.


4) Esquecer o protetor solar: mesmo em dias nublados, o protetor precisa ser visto como um grande aliado da pele. Ele a protege contra os raios ultravioletas e faz muito bem à saúde.


5) Longa exposição ao sol: cuidado! Os raios UV nocivos podem penetrar na camada mais profunda da pele, danificando as células e a estrutura de colágeno, além de aumentar o risco de se desenvolver o câncer de pele.


6) Não remover maquiagem antes de dormir: sabia que dormir de maquiagem pode causar obstrução dos poros, acne, envelhecimento precoce e irritação na pele? É fundamental remover a maquiagem completamente no final do dia para evitar acúmulo de resíduos.


7) Banho com água muito quente: se você tem o hábito de tomar banho quente, reveja isso, pois a pele pode adquirir um aspecto ressecado, áspero e até começar a descamar, contribuindo para o aparecimento de alergias.


8) Espremer espinhas: não faça isso, pois além de ser agressivo à pele, pode piorar a acne em questão. As espinhas são pequenas inflamações. Colocar pressão sobre elas irá criar uma ferida na pele que pode deixar até cicatriz.


E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos.


Comentários


bottom of page