top of page

Doenças do coração

As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de mortes no Brasil. Entenda mais sobre as causas e predisposições do organismo.



Fatores de risco


De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil sofrem com algum tipo de doença cardiovascular e, dessas, 400 mil vêm a óbito todos os anos.


Conhecer os fatores de risco auxilia na identificação dos sinais de alerta e contribui para evitar as complicações naturais das enfermidades cardiovasculares.


Elencamos, abaixo, alguns dos principais fatores de risco.


- Envelhecimento: com o avanço da idade é natural haver mudanças no sistema cardiovascular, por isso é fundamental ter bons hábitos durante a juventude, como não fumar, não beber em excesso, ter uma boa alimentação e fazer atividades físicas.


- Gênero: os homens estão mais propensos a doenças cardíacas. Isso porque as mulheres, durante o período fértil, liberam muito estrogênio, um hormônio que otimiza o fluxo sanguíneo.


- Histórico familiar: quem tem parentes próximos com problemas de coração está mais propenso às complicações do sistema cardiovascular.


- Diabetes, hipertensão e colesterol alto: essas condições contribuem para o aparecimento de problemas relacionados à saúde do coração. Controlar a glicose, a pressão e os índices de colesterol é fundamental.


- Excesso de peso: esse é um dos fatores mais graves para o aparecimento de problemas cardiovasculares. Ele pode provocar alterações no tamanho do coração e em sua funcionalidade. A gordura acumulada contém células capazes de produzir substâncias inflamatórias que se alojam com facilidade na parede das artérias, formando placas de gordura que podem dificultar ou bloquear a passagem do sangue, podendo provocar um infarto ou AVC.


Além dos fatores citados, a inatividade física, o estresse, a má higiene bucal e o sono desregulado também podem influenciar negativamente na saúde do coração.


Gostou das informações? Então tenha bons hábitos e viva mais e melhor.


Comentários


bottom of page