top of page

Endometriose

Na matéria de hoje você entenderá melhor sobre essa condição que afeta muitas mulheres no Brasil.



O que é a endometriose?


A endometriose é uma doença que afeta as mulheres em idade reprodutiva e ocorre quando o tecido que reveste o útero, chamado endométrio, cresce fora do útero, em outras partes do corpo. A doença pode causar dor abdominal intensa, cólicas menstruais, dor durante a relação sexual, infertilidade e outros sintomas. Estima-se que 10% das mulheres em idade reprodutiva possuem endometriose.


Ainda não se sabe ao certo o que causa a endometriose, mas alguns fatores de risco incluem histórico familiar da doença, início precoce da menstruação, ciclos menstruais curtos, não ter tido filhos e outras condições de saúde, como síndrome do intestino irritável e fibromialgia.


Como é feito o diagnóstico?


O diagnóstico da endometriose pode ser desafiador, já que seus sintomas podem ser confundidos com outras condições de saúde. O diagnóstico é geralmente feito por meio de exames clínicos, como ultrassonografia e laparoscopia, um procedimento cirúrgico para visualização interna da região abdominal.


O tratamento da endometriose varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Medicamentos para aliviar a dor e a inflamação são geralmente prescritos. Em casos mais graves, cirurgia pode ser necessária para remover o tecido endometrial fora do útero. Em alguns casos, a endometriose pode ser tratada com terapia hormonal.


É importante lembrar que a endometriose não tem cura, mas seus sintomas podem ser gerenciados com o tratamento adequado. Mulheres com histórico familiar ou que apresentem sintomas da doença devem procurar um médico ginecologista para uma avaliação clínica. O diagnóstico precoce é importante para evitar a progressão da doença e suas complicações, como infertilidade.

Komentáře


bottom of page