Fevereiro roxo é uma campanha criada para no conscientizar sobre a gravidade e prevenção de doenças como alzheimer, lúpus e fibromialgia. Hoje vamos falar um pouco sobre o Lúpus e trazer mais conhecimento às pessoas sobre o tratamento e a convivência com a doença.
O mês de fevereiro foi escolhido para nos alertar sobre algumas doenças, dentre elas o lúpus. Com o objetivo de levar mais conhecimento às pessoas, a campanha também é uma forma de trazer conscientização sobre o tema.
“Se não houver cura, que, no mínimo, haja conforto”
Esse é o lema da iniciativa e nos faz refletir sobre a importância de trazer à luz conhecimentos sobre doenças incuráveis, derrubando o tabu da crença que não dá para se viver bem com uma doença como Lúpus e outras semelhantes.
A qualidade de vida é perfeitamente possível aos pacientes portadores do lúpus. As campanhas de conscientização vêm para isto: falar sobre e dar ao paciente a expectativa de tratamento, gerando conforto e maior longevidade.
O que é?
Lupus é uma doença autoimune que atinge a pele, articulações, o rim e o cérebro. A descoberta da doença é feita, geralmente, quando o paciente desenvolve um quadro sintomático ao se expor à luz solar em horários inapropriados; após uma infecção; ou após o uso de algum medicamento de hipertensão, anticonvulsivante ou antibiótico.
Quais são os sintomas?
Seus sintomas mais comuns são fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre.
A dica que podemos dar é: fique alerta! Ao menor sinal, procure ajuda médica! O especialista médico indicado é o reumatologista e o tratamento apresenta boa evolução se posto em prática no início da doença.
Kommentare