top of page

Junho Laranja

Mês que nos alerta sobre a necessidade de doação de sangue, junho também trata da importância de se falar sobre a anemia, uma doença caracterizada pela diminuição da hemoglobina no sangue, que pode levar à morte.




O que é a anemia?


A anemia é uma doença diretamente ligada ao sangue. Ela é provocada, na maioria das vezes, pela ausência de ferro no organismo. Sua principal característica é a deficiência nos níveis de hemoglobina - uma proteína dos glóbulos vermelhos do sangue (também chamados de hemácias ou eritrócitos), que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Em outras palavras, um paciente com anemia tem dificuldades em manter o nível de oxigenação em seu corpo, porque o sangue não consegue fazer essa locomoção como deveria.


Os principais sintomas da anemia estão ligados a palidez na pele, cansaço físico, perda de peso e falta de apetite. Tontura, mãos e pés frios também são indicações.


É importante informar que a anemia não vira leucemia, mas pode ser mais perigosa na gravidez. Imprescindível também dizer que, se não tratada, a condição pode levar à morte – que é quando a doença evolui e atinge sua forma mais grave, chamada de anemia profunda.



Como se previne anemia?


Por ser uma doença comum no mundo (estima-se que 30% da população já passou ou vai passar por isso), prevenir deve ser a palavra de ordem.


Busque uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, leite, carnes e ovos. Ao consumir fontes vegetais de ferro (como feijão e lentilha), consuma junto alguma fonte de vitamina C, como laranja, para otimizar a absorção do mineral.


Os veganos devem aumentar a vigilância e fazer acompanhamento nutricional para evitar carências de ferro e vitamina B12.


Evite consumo exagerado de álcool, não consuma demasiadamente medicamentos com ácido acetilsalicílico, pois isso pode levar a sangramentos gastrointestinais. E mulheres com fluxos menstruais intensos, atenção! Façam acompanhamento médico periódico para monitorar os níveis de hemoglobina.




bottom of page