top of page

A gastrite e a influência dos alimentos

Você sabia que há alimentos que favorecem o aparecimento de sintomas de gastrite? E que há alimentos que colaboram a favor? Entenda.



Gastrite


A gastrite é uma condição médica caracterizada pela inflamação, irritação ou erosão do revestimento do estômago. Pode ocorrer de forma repentina (gastrite aguda) ou gradualmente (gastrite crônica). As causas são diversas, incluindo infecções por bactérias, como o Helicobacter pylori, uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides, consumo frequente de álcool, tabagismo, estresse severo, por exemplo, devido a doenças graves ou cirurgias, e reações autoimunes. A gastrite autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca as células do estômago, confundindo-as com agentes prejudiciais.


Os sintomas da gastrite variam entre os indivíduos, mas os mais comuns incluem dor ou desconforto no alto do abdômen, que pode piorar ou melhorar com a alimentação, náuseas, vômitos, sensação de plenitude no abdômen superior após comer e, em casos mais graves, vômitos de sangue ou fezes negras, indicativos de sangramento. Esses sintomas podem ser intermitentes ou persistentes, dependendo da causa e da severidade da condição. Em alguns casos, pessoas com gastrite podem não apresentar sintomas, especialmente aquelas com gastrite crônica causada por infecção por H. pylori.


A dieta desempenha um papel crucial no manejo dos sintomas da gastrite. Alimentos e bebidas que podem irritar o estômago devem ser evitados. Estes incluem alimentos picantes, ácidos (como tomates e frutas cítricas), produtos lácteos ricos em gordura, café, chá preto, bebidas carbonatadas e álcool. Além disso, alimentos fritos ou muito gordurosos e doces podem exacerbar os sintomas, portanto, a moderação é recomendada para aqueles que sofrem de gastrite.


Por outro lado, alimentos que são mais suaves e fáceis de digerir podem ajudar a acalmar o revestimento do estômago e reduzir os sintomas. Boas escolhas incluem bananas, maçãs sem casca, vegetais cozidos (como cenoura e espinafre), grãos integrais, como arroz e aveia, e proteínas magras, como peito de frango, peixe e tofu. É aconselhável comer pequenas porções várias vezes ao dia em vez de grandes refeições e evitar comer perto da hora de dormir. Além disso, manter-se bem hidratado, especialmente com água e chás de ervas não ácidos, como camomila, pode ajudar a minimizar os sintomas da gastrite.



bottom of page