top of page

Qual a diferença entre a dor de estômago e a gastrite?

Você tem dor de estômago? Sabe a diferença entre essa dor e a gastrite? Entenda melhor na matéria de hoje.





Queixa cotidiana


A dor de estômago é uma das queixas mais comuns no cotidiano das pessoas, apresentando-se de diversas formas e intensidades. Pode ser um incômodo passageiro ou um sintoma persistente, refletindo uma ampla gama de causas, desde alimentação inadequada e estresse até condições médicas mais sérias. A sensação desconfortável pode variar, manifestando-se como uma dor aguda, queimação, distensão abdominal ou cólicas, e frequentemente está associada a outros sintomas, como náuseas, vômitos e indigestão. As causas são igualmente variadas, incluindo infecções, intolerâncias alimentares, envenenamento por alimentos, úlceras e, de maneira significativa, a gastrite, entre outras condições.


Diferenciar a dor de estômago comum da gastrite é crucial para um tratamento adequado. Enquanto a dor estomacal pode ser episódica, resultante de fatores dietéticos ou estresse momentâneo, a gastrite refere-se à inflamação, erosão ou irritação da mucosa do estômago. A gastrite pode ser aguda, surgindo repentinamente e com intensidade, ou crônica, desenvolvendo-se gradualmente e persistindo por um longo período. Seus sintomas incluem dor ou desconforto no alto do abdômen, náuseas, vômitos, e uma sensação de plenitude no estômago após comer. A gastrite exige atenção especial pois, além do desconforto, pode levar a complicações como úlceras e aumento do risco de câncer gástrico se não for adequadamente tratada.


O diagnóstico e tratamento diferenciado entre a dor de estômago comum e a gastrite são essenciais. Enquanto medidas caseiras, como repouso e mudanças na dieta, podem aliviar a dor estomacal ocasional, a gastrite pode requerer intervenção médica, incluindo a utilização de medicamentos para reduzir ou neutralizar o ácido estomacal e proteger a mucosa do estômago. Em alguns casos, é necessário investigar a causa subjacente da gastrite, que pode incluir infecções por bactérias, como Helicobacter pylori, uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, ou condições autoimunes.


Portanto, ao enfrentar dores de estômago frequentes ou severas, é imprescindível procurar avaliação médica para identificar a causa raiz e receber o tratamento adequado, garantindo não apenas o alívio dos sintomas, mas também a prevenção de complicações mais graves.




bottom of page