top of page

A musculação faz bem ao coração

Você sabia que a musculação tem efeitos benéficos contra a hipertensão e, consequentemente, faz bem ao coração? Entenda melhor.



Benefícios da musculação


A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é um problema sério, que aumenta o risco de infarto e AVC e está entre as doenças que mais matam no Brasil.


Ter bons hábitos é a principal forma de evitar o problema. Inclusive, você sabia que fazer musculação apenas dois ou três dias por semana, ajuda a reduzir a pressão alta? Saiba que o exercício feito de forma regular melhora a saúde dos vasos sanguíneos e a circulação, o que é ótimo para o controle da pressão.


Sem contar que a musculação ainda fortalece o coração e ajuda a diminuir as taxas de colesterol e triglicérides. É o que chamamos de melhora do perfil lipídico. A musculação tem o potencial de aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecido como "colesterol bom", e diminuir os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecido como "colesterol ruim". Isso ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.


A musculação também é uma forma eficaz de aumentar a massa muscular e manter um peso corporal saudável, o que é importante para a saúde cardiovascular, pois o excesso de peso está associado a um maior risco de doenças cardíacas, como a doença arterial coronariana.


Além disso, com atividade física regular há a redução do estresse e ansiedade, que são fatores de risco para doenças cardíacas. O exercício físico estimula a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o que contribui para a saúde mental e cardiovascular.


Faça atividade com assiduidade, mas não se esqueça de consultar um médico antes de começar, sobretudo se você está sedentário há bastante tempo.


bottom of page