Por que levantar rápido dá tontura?
- Hospital Casa
- 2 de set
- 1 min de leitura
Levantar-se rápido pode causar tontura porque o sangue demora alguns segundos para chegar ao cérebro. Para evitar quedas, levante devagar e dê tempo ao corpo se adaptar.

Movimento brusco
Levantar-se rápido demais pode causar tontura porque, nesse movimento brusco, o corpo não tem tempo suficiente para ajustar a pressão arterial e o fluxo sanguíneo ao cérebro. Esse fenômeno é chamado de hipotensão ortostática: quando você passa de uma posição deitada ou sentada para a em pé, há um deslocamento repentino de sangue para as pernas, reduzindo temporariamente o suprimento de oxigênio no cérebro. Essa queda momentânea pode provocar visão embaçada, sensação de fraqueza e até desmaios.
Além disso, pessoas que já têm pressão baixa, desidratação, uso de certos medicamentos ou problemas circulatórios estão mais propensas a sentir essa tontura ao levantar-se rápido. O coração e os vasos sanguíneos precisam de alguns segundos para se adaptar à nova posição e estabilizar a circulação. Quando esse ajuste não acontece de forma eficiente, o organismo dá sinais de alerta na forma de tontura.
Por isso, o ideal é levantar-se de maneira gradual: primeiro sentar na cama ou na cadeira, esperar alguns segundos, e só então ficar de pé. Essa atitude simples pode evitar quedas, acidentes e desconfortos, principalmente em idosos. Ou seja, ouvir o corpo e respeitar o tempo de adaptação da circulação é uma forma prática de cuidar da própria saúde.
Comentários