top of page

Os sintomas menos conhecidos da ansiedade

A ansiedade é um problema que atinge milhões de pessoas pelo mundo. Na matéria de hoje você conhecerá quais são os sintomas menos conhecidos desse transtorno.



A ansiedade


A ansiedade é uma resposta natural e adaptativa do corpo a situações de estresse e perigo. Ela é uma emoção que nos prepara para enfrentar desafios, tomar decisões importantes e, em última instância, nos proteger. No entanto, a ansiedade pode se tornar um problema quando se manifesta de maneira excessiva, persistente e desproporcional em relação às situações reais de perigo.


A preocupação e a tensão são sintomas típicos do problema. Mas a ansiedade pode se manifestar de outras formas. A procrastinação é um exemplo. Pessoas ansiosas costumam ser perfeccionistas e, por isso, evitam fazer algumas tarefas por medo de não conseguir fazê-las com perfeição.


A baixa autoestima também está relacionada. A ansiedade gera uma autocrítica pesada, que gera dificuldade em aceitar elogios, levando a episódios de autossabotagem.


O pessimismo é outro sentimento que tem ligação. Pensamentos negativos são costumeiros e levam a uma interpretação distorcida das situações.


Outra forma que a ansiedade se manifesta é através da falta de concentração. Preocupações futuras tiram o foco do presente, trazendo prejuízos à capacidade de se concentrar.


Alguns sintomas físicos também podem ocorrer em um paciente com ansiedade. Falta de ar, sudorese, tremor, taquicardia, dificuldade de dormir ou excesso de sonolência e dor no estômago são alguns exemplos.


O tratamento da ansiedade é multidisciplinar e envolve a psicoterapia, psiquiatria e a prática de atividades físicas. A prática de atividades relaxantes e o cuidado com a alimentação também influenciam diretamente.


A seguir, algumas dicas para lidar com os sintomas apresentados.


- Faça uma agenda, coloque as atividades que pretende realizar. Dessa forma você estará vencendo a procrastinação.


- Valorize as suas conquistas, por menores que sejam. Isso impactará na autoestima e no perfeccionismo.


- Para lidar com o pessimismo, tente valorizar mais os acontecimentos positivos.


O transtorno de ansiedade generalizada é uma doença e precisa ser encarada como tal para que uma solução possa ser almejada. Procure ajuda médica e terapêutica, não tenha medo ou vergonha. Lidar com esse problema é possível.

bottom of page