top of page

Vegetais crus ou cozidos?

Comer vegetais faz muito bem para a saúde: isso todos já sabem. Mas qual é a melhor forma de consumi-los? Saiba nesta matéria as vantagens do consumo de hortaliças cruas e cozidas.




Estilo de vida


Comer bem faz parte de um estilo de vida que, para ser saudável, exige mais que isso. É preciso aliar à boa alimentação atividades físicas, uma rotina menos estressante e evitar hábitos nocivos como uso de drogas ilícitas, cigarros e álcool.


Portanto, não é responsável dizer que comendo vegetais de forma correta, a pessoa estará mais saudável. É preciso juntar a isso bons hábitos em geral.



Comendo da forma correta


Algumas leguminosas perdem suas propriedades nutricionais durante o cozimento, portanto, quando consumidos na forma natural (cruas), preservam mais os nutrientes e podem gerar mais benefícios à saúde.


Claro que alguns vegetais ficam muito melhores quando cozidos, como é o caso do brócolis e da couve-flor. O melhor a se fazer nesses casos é o cozimento a vapor, que mantém mais os nutrientes do que outras formas de preparo.


E muita atenção com o sal e o azeite! De usos comuns para temperar algumas hortaliças cruas, esses dois ingredientes podem ser verdadeiros vilões na cozinha. O sal, porque contribui para a elevação da pressão arterial. E o azeite, que é muito calórico – apesar de ser bom para o organismo quando consumido em doses corretas.


Evite também preparar hortaliças com ingredientes não tão saudáveis. Creme de leite, manteiga, massas em geral... se fizer assim, tenha a consciência que está comendo um prato que satisfaz o seu paladar, mas que está longe de uma dieta balanceada.


bottom of page