top of page

Bronquiolite infantil

A bronquiolite infantil é uma doença causada por um vírus, que atinge os bronquíolos terminais, que são as ramificações mais finas que conduzem ar para o pulmão. Ela causa dificuldade respiratória. Entenda mais.



Resfriado ou bonquiolite?


Os sintomas iniciais da bronquiolite são muito parecidos com os de um resfriado comum. Há a presença de tosse, obstrução nasal e chiado no peito. A duração é de 3 a 15 dias. Mas é fundamental que um médico avalie o paciente, para entender se é um resfriado ou não e aí indicar o melhor tratamento, pois, se não tratada, a bronquiolite pode evoluir para formas mais graves de doenças respiratórias, como pneumonia ou asma.


A asma adquirida na infância pode fazer parte da vida do paciente, mesmo na idade adulta. Vê como o diagnóstico médico é importante?


A bronquiolite é transmitida pelo ar. Sua ocorrência se dá mais em estações frias, como o outono e o inverno. Isso porque a tendência de as crianças permanecerem em ambientes fechados por mais tempo é maior. Locais com baixa ventilação favorecem a proliferação de vírus cujos contágios são por vias respiratórias.


O tratamento dependerá da resposta imunológica do organismo da criança, já que não há um remédio específico, assim como gripes e resfriados.


A prevenção é por meio de higienização das mãos, evitar ambientes fechados e aglomerações e evitar fumar perto da criança, pois a fumaça pode ser um fator agravante.


bottom of page