top of page

Câncer de testículo: o que todo homem jovem precisa saber

  • Foto do escritor: Hospital Casa
    Hospital Casa
  • 14 de mai.
  • 1 min de leitura

Mais comum entre homens jovens, esse tipo de câncer tem altas chances de cura quando detectado cedo. O autoexame é simples e essencial.



Tipo de tumor


O câncer de testículo é um tipo de tumor relativamente raro, mas é o mais comum entre homens jovens, especialmente entre os 15 e 35 anos. Apesar de assustar, ele tem altas chances de cura quando identificado precocemente. Por isso, é essencial que os homens conheçam os sinais de alerta e façam o autoexame regularmente, apalpando os testículos em busca de nódulos, alterações no tamanho ou sensibilidade.


Entre os principais sintomas estão caroços indolores, sensação de peso no escroto, dor ou desconforto na região inferior do abdômen ou testículos, além de alterações na consistência dos testículos. Mesmo que muitos desses sinais não sejam necessariamente câncer, é fundamental procurar um urologista ao notar qualquer mudança. O diagnóstico precoce é o maior aliado no tratamento, que pode incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio da doença.


A melhor forma de prevenção é a informação. Estimular o autoconhecimento do corpo, quebrar o tabu sobre saúde masculina e incentivar o acompanhamento médico são atitudes que salvam vidas. Homens jovens devem entender que cuidar da saúde também é um ato de responsabilidade com o próprio futuro. O câncer de testículo tem cura — e ela começa com a atenção aos sinais do corpo.


Comments


bottom of page