A dengue é uma doença perigosa, que pode até levar a óbito. Nesta matéria você terá acesso a mitos e verdades sobre o assunto.
O que é dengue?
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Ela pode se mostrar mais perigosa em pessoas com doenças crônicas, como diabetes, asma e anemia falciforme.
Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para a dengue do tipo hemorrágica, forma mais grave da doença que necessita de intervenção médica.
Mitos e verdades sobre a dengue
Muito se fala sobre alguns assuntos relacionados à dengue. Vamos descobrir o que é mito ou não?
O mosquito só pica durante o dia? O Aedes tem hábitos diurnos, mas a picada noturna, apesar de incomum, também pode ocorrer.
Todo mundo que é picado pelo Aedes aegypti fica doente? Não. Para ficar doente é necessário que a fêmea do mosquito esteja infectada. O macho não transmite a doença.
Se uma pessoa da família tem dengue, há maiores chances de infecção para os demais membros da casa? Sim, pois, provavelmente, existem mosquitos infectados nos arredores.
Só é possível pegar dengue até 4 vezes? Verdade. Há apenas 4 diferentes tipos do vírus que transmite a doença. Assim, ao pegar uma delas, o organismos cria anticorpos, evitando novas infecções daquele sorotipo.
A dengue é mais perigosa quando se repete? Sim. Quando a pessoa tem dengue uma vez e depois contrai a doença novamente, os anticorpos produzidos na primeira ocasião, em vez de neutralizarem o vírus, facilitam a sua entrada nas células —onde ele se replica e se reproduz. Isso eleva em muito a carga viral no organismo e ainda pode gerar uma resposta imunológica exagerada. Os dois fatores contribuem para o aparecimento de formas graves da doença, como a dengue hemorrágica.
Existe remédio para dengue? Não. Os medicamentos a serem administrados sob orientação médica são antitérmicos e analgésicos comuns. Há remédios que não devem ser usados, como os que são à base de ácido acetilsalicílico
.
Comments