A prática de atividade física é muito benéfica para a saúde, mas você sabia que ela interfere até no funcionamento do intestino?
Entendendo mais sobre o assunto
Em primeiro lugar, precisamos entender que o intestino é o habitat ideal para trilhões de seres como bactérias, fungos e protozoários. E eles têm funções próprias, que vão desde ajudar a fermentar fibras alimentares das nossas refeições até a regulagem do metabolismo da gordura e a síntese de vitaminas. Eles também têm influência sobre o sistema imunológico do corpo.
Por outro lado, pacientes obesos possuem menor quantidade desses seres que vivem no intestino, assim como aqueles que têm alguma doença autoimune ou cardiometabólica.
Há fatores externos que também influenciam nessa diversidade de inquilinos do intestino, como alimentação, estresse, genes, medicação e o tabagismo.
Pessoas que seguem uma dieta mais diversificada, ingerindo 30 tipos de vegetais toda semana, por exemplo, estão mais propensas à diversidade desses microrganismos. Reduzir os níveis de estresse e dormir bem também fazem a diferença.
O papel da atividade física
Todos sabemos que fazer atividade física regularmente traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. E do ponto de vista intestinal, pesquisadores descobriram, recentemente, que os exercícios afetam os micróbios dessa parte do corpo, aumentando as comunidades bacterianas que produzem os ácidos graxos de cadeia curta, responsáveis por nosso metabolismo, imunidade e outros processos fisiológicos.
E tem mais: estudos realizados em camundongos que praticavam alguma atividade física mostraram haver uma diminuição significativa no número de bactérias nocivas, responsáveis por doenças intestinais. Na contramão, os ratos sedentários apresentaram números mais altos dessa mesma bactéria.
Em humanos já foram feitos também diversos experimentos que mostraram como a atividade física regular impacta, positivamente, na saúde intestinal, corporal e mental. Portanto, coma bem, faça exercícios e viva mais e melhor.
Comments